Serviço vai funcionar todos os dias, 24 horas por dia.

Iniciativa integra pacote de medidas para conter a disseminação da doença.

Foi inaugurado nesta terça-feira (24) um atendimento telefônico gratuito para informações sobre o coronavírus em Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio.

O serviço criado pela Prefeitura vai funcionar todos os dias, 24 horas por dia, no número 0800 022 1160. A iniciativa integra o pacote de medidas do governo municipal para conter a disseminação da doença e servirá também como base de apoio para a população para esclarecimento de dúvidas sobre a Covid-19. Por plantão, ficarão disponíveis dois telefonistas e um médico para esclarecer as dúvidas. “Todos os esforços estão sendo empenhados, em ações coordenadas, para minimizarmos, ao máximo, os efeitos da pandemia em nosso município.

Desde a última semana, o gabinete de gestão de crise se reúne e adota diversas medidas conforme as orientações e ajustes dos órgãos oficiais como o Ministério da Saúde e Secretaria de Estado.

O início da operação da linha 0800 é mais uma iniciativa de combate à doença”, explicou o prefeito Dr.

Adriano Moreno. No boletim divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde nesta segunda-feira (23), a cidade registra 15 casos suspeitos de coronavírus, seis foram descartados e nove seguem em investigação. Os exames são feitos no Laboratório Central de Saúde Pública Noel Nutels (Lacenn), instituição pública de saúde sob gestão da Fundação Saúde do Estado do Rio de Janeiro e vinculada tecnicamente à Subsecretaria de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro. Desde que a Organização Mundial de Saúde (OMS) decretou a pandemia de coronavírus, a Prefeitura expediu decretos em que limita ou suspende, e até mesmo proíbe, atividades em diversas áreas como permanência nas praias e praças públicas; atendimento presencial no comércio, em bares e restaurantes; quarentena; circulação de transporte público; passe estudantil, entre outras medidas.

As suspensões ou proibições variam de 15 a 30 dias podendo ser prorrogáveis por iguais e sucessivos períodos. Penalidades ao descumprimento do decreto Em relação às medidas previstas no decreto, quem descumprir qualquer das normas previstas no documento poderá ser enquadrado nas seguintes penalidades, além de outras sanções civis e administrativas: penas previstas para crimes previstos nos arts.

268 e 330 do Código Penal; advertência, apreensão, inutilização e/ou interdição do produto, suspensão de venda ou fabricação do produto, interdição parcial ou total do estabeleci-mento, cancelamento da licença sanitária, proibição de propaganda, imposição de mensagem retificadora, suspensão de propaganda e publicidade e/ou multa, conforme art.

74 da Lei Complementar nº 28, de 20 de janeiro de 2017, que institui o Código Sanitário do Município de Cabo Frio. Veja outras notícias da região no G1 Região dos Lagos. Initial plugin text